terça-feira, 15 de janeiro de 2013



QUANDO A FESTA CHEGAR, O BOATO VAI ACABAR.

Facebook é algo difícil de lidar porque requer de você o máximo de interpretação textual. Você pode ler uma frase e compreender como quiser, em qualquer tom, de arrogância ou de brincadeira. Esses dias, uma discussão ferrenha tem se perpetuado pelas páginas facebookianas e em comunidades criadas. Trata-se da dúvida da realização ou não de mais uma edição do Carnaval das Águas de Banabuiú.
Exporei aqui a minha OPINIÃO.

Primeiro, é preciso entender que MUITA GENTE POR AÍ tem feito questão de espalhar o boato para tentar requentar o clima político de discórdia e discussões. Sustentam-se em mentiras para fazer jorrar críticas por vezes sem sentido a administração municipal. EU FALEI MUITA GENTE. MAS NÃO DISSE TODAS, NEM DE QUAL PARTIDO. Não posso generalizar porque existe muita gente coesa e pura de intenções tão vil como essa. Digo logo isto de modo que não se alastre por aí uma conversa mal dita levando o meu nome de que tenha dito que este ou aquele tenha sido o autor da boataria.

Segundo, dizendo isso NÃO QUER DIZER QUE EU TENHA MUDADO MINHAS CONVICÇÕES POLÍTICAS (o que não quer dizer que ela também não mude até que me convenção o contrário do que eu pense e contesto, afinal, opinião é algo mutável). Mas não posso ser baixo e cauculista alastrando por aí uma conversa infundada e descompromissada com a verdade. Até que se comprove a fofoca ou que pistas surjam para nos dá aos poucos a certeza de que de fato, a festa não acontecerá, o que se leva em conta é que por enquanto, É APENAS BOATO.

E por último, carnaval é uma festa tradicional no município e acredito piamente de que haverá um modo de corresponder a contento a expectativa da população de Banabuiú. É uma festa de responsabilidade municipal? É, claro que é. Mas é antes de tudo tradição. Pode ser que não haja mesmo? Pode! Mas quanto a isso, é preciso que sejamos pacientes com o tempo para ver se ele nos trará a confirmação daquilo que até então nos é apenas dúvidas. Outra coisa: para que fique claro, talvez não se possa esperar uma festa tão pomposa. Banabuiú há alguns meses teve o estado de emergência decretado em virtude da falta de chuva que castiga não só nossa cidade como muitas outras do estado do Ceará. É um tempo seco que tem racionado verbas em todas as prefeituras para que elas dêem atenção especial a outras prioridades. Por isso, pode ser que não vejamos bandas grandes e de auge de sucesso no palco. Mas, cá entre nós, eu mesmo pouco me importo. PENSO DIFERENTE DE MUITA GENTE POR AÍ QUE, NA TEORIA, DIZ QUE QUEM FAZ A FESTA É ELA. MAS NA PRÁTICA, BASTA A FALTA DE ALGUMA BANDA QUE ESPERAVA PARA SUA TESE CAIR POR TERRA E DIZER QUE A FESTA NÃO SERVIU. Acredito que o espírito verdadeiro da festa está no período em si que nos proporciona descanso, algumas doses a mais de cerveja e o reencontro com os amigos e nossas conversas tolas e cheias de brincadeiras. Tem boas bandas é bom? É. Mas e se não tiver? Vou morrer por isso? Sêneca e a raiva! #Ficaadica

Minha opinião de tudo isso é que, TALVEZ (para não generalizar de novo), ainda existem tentativas por aí de frear algo que já esta perdido para alguns e ganho para outros. PODE SER TAMBÉM QUE O NOME DE PESSOAS ÍNTEGRAS ESTEJAM SENDO USADAS PARA FUNDAMENTAR A ORIGEM DA CONVERSA, o que pode ser também mais uma mentira, algo que a pessoa em si nunca tenha falado. Ou seja, é tudo uma bobagem. Carnaval é carnaval, política é política e tradição é tradição. Sinceramente, acho que ainda falta água para dá forças e fazer crescer a nossa planta da prudência. Uma metáfora para que todos nos devemos ter antes de tudo, a certeza do que falamos pois, do contrário, a fofoca vira bomba relógio em um terreno fértil dito política onde todos sentem-se ofendidos. E por vezes, com razão. De ambos os lados.

Joguemos os confetes para cima! Deliciemo-nos com as fotos antigas. Ele está chegando!!! E aí, todos se abraçam, bebem e se divertem para fazer esquecer tudo. Até os maus entendidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário