quarta-feira, 21 de novembro de 2012




OPINIÃO DO PROFISSIONAL


BASES PARA UM OLHAR CLÍNICO EM SAÚDE MENTAL

 

 

                                             Por: Dr. Emerson Gonçalves Parente*


Apresentar uma base para um olhar clínico em saúde menta é uma tarefa árdua e difícil, entretanto gratificante, desde que o profissional vista esta camisa e abrace sua causa. Estamos falando de cuidados, não paliativos, mas sim, intensivos com uma população que já sofre preconceitos, desde o dia em que vem ao mundo. Ora, essa população são pessoas como qualquer outra, são “seres desse mundo”, passiveis dos mesmos sentimentos, tem seus valores e contribuem para uma sociedade mais justa e mais humana, no instante em que aderem ao tratamento, estão dizendo: “quero ser melhor”.            Do ponto de vista analítico, são clássicos, do ponto de vista patológico, são diferentes.

                É assim que vivenciamos esse momento. Contribuir com a população, tratar de forma inclusiva sua gente, e retribuirmos com fervor e humanização, são ferramentas imprescindíveis na recuperação do paciente com transtornos mentais.

                Que nossos preconceitos se desfaçam e que nossa luta sejam a de todos, pois sinônimo de saúde mental é a promoção da mesma. Um abraço a todos!


*Dr. Emerson Gonçalves Parente é Psicólogo Clínico, Psicanalista, Psicoterapeuta e Hipnólogo, esta doutorando em Psicologia em Buenos Aires (UCES), coordena a rede de Saúde Mental na cidade de Itapipoca e faz supervisões clinicas em alguns CAPS do Ceará.

 

Um comentário: